Justificativa
Este plano de aula tem a finalidade de proporcionar aos
educandos uma reflexão sobre o consumo da água potável de maneira mais eficiente e menos agressiva, uma vez
que, a água doce é um bem precioso e necessário, porém finito. Seu uso
consciente é o único caminho para manutenção de todas as formas de vida no
planeta terra.
Objetivos
Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer a
sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta;
Reconhecer e analisar práticas e situações que comprometem a
disponibilidade de água em nossa cidade e examinar propostas para o uso
sustentável do recurso;
Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para
preservar os recurso hídricos disponíveis;
Propostas de atividades
1 - Ouvir a música Planeta
Água e na sequência promover uma roda da conversa com as perguntas:
a) Por que chamamos a terra de planeta água?
b) Onde podemos encontrar água em estado líquido? (rios,
lagos, represas, poços...)
c) Além dos seres humanos quais os outros seres precisam de água?
d) Quais os benefícios da água?
e) Listar no caderno os usos que as pessoas fazem nas
casas e nas comunidades da água e depois socializar.
2 - Ouvir a música Planeta
azul e na sequência promover uma roda da conversa com as perguntas:
a) Do que essa música fala?
b) Quais informações importantes essa
música traz?
c) Será que é possível, mudar ou pelo
menos melhorar algumas de nossas atitudes em relação a água? De que maneira?
d) A mensagem da música Planeta azul é a
mesma mensagem da música Planeta Água? O que tem de parecido? O que tem de
diferente?
e) Listar no caderno maneiras de
preservar a água e depois socializar.
3 - Sensibilizar os alunos sobre a pequena proporção de água doce (aproximadamente
3%) em relação a água salgada do mundo,
através de diálogos e pintando com duas cores
diferentes na tabela essa representação.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4 - Palestra com a professora Simone Domiciano sobre o uso
consciente da água para os alunos do 2º
ao 5º ano (tempo previsto 40 minutos) e para os alunos do 6º ao 9º palestra com a VALM sobre água e
energia.
ANEXO
Letra da música
Planeta Azul
Chitãozinho & Xororó
A vida e a natureza sempre à
mercê da poluição
Se invertem as estações do ano
Faz calor no inverno e frio no verão
Os peixes morrendo nos rios
Estão se extinguindo espécies animais
E tudo que se planta, morre
O tempo retribui o mal que a gente faz
Se invertem as estações do ano
Faz calor no inverno e frio no verão
Os peixes morrendo nos rios
Estão se extinguindo espécies animais
E tudo que se planta, morre
O tempo retribui o mal que a gente faz
Onde a chuva caía quase todo dia
Já não chove nada
O sol abrasador rachando o leito dos rios secos
Sem um pingo d'água.
Quanto ao futuro inseguro
Será assim de Norte a Sul
A Terra nua semelhante à Lua
Já não chove nada
O sol abrasador rachando o leito dos rios secos
Sem um pingo d'água.
Quanto ao futuro inseguro
Será assim de Norte a Sul
A Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
O rio que desse as encostas já
quase sem vida
Parece que chora um triste lamento das águas
Ao ver devastada , a fauna e a flora
É tempo de pensar no verde
Regar a semente que ainda não nasceu
Deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
Estar de bem com Deus.
Parece que chora um triste lamento das águas
Ao ver devastada , a fauna e a flora
É tempo de pensar no verde
Regar a semente que ainda não nasceu
Deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
Estar de bem com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário