terça-feira, 27 de maio de 2014

3º Aula de Valores Humanos 2014 – 6° ao 9° ano



VALOR ABSOLUTO: Verdade

VALOR RELACIONADO: Reflexão


REFLEXÃO: Ato ou resultado de ponderar, de pensar de maneira profunda sobre algum assunto.


CITAÇÃO:
Se você não viu com seus próprios olhos, nem ouviu com seus próprios ouvidos, não deixe sua mente inventar coisas para sua boca espalhar.


HARMONIZAÇÃO:
Sente-se em silencio, volte-se para dentro, sinta sua respiração, inspire e expire devagar, faça de novo, observe a sua respiração. Agora eleve seu pensamento e agradeça a Deus pela sua vida, faça isso no pensamento. Agora pense em alguém que machucou você, que fez algo com você e que você não gostou, sinta o sentimento que ficou dentro de você (tristeza, mágoa, ressentimento, ...), seja qual for esse sentimento nesse momento libere o perdão a essa pessoa. Veja como seu coração ficou limpo e sua mente também, você recebeu uma renovação importante, você se auto presenteou liberando esse perdão. Nesse momento abra seus olhos e permaneça em silencio.


HISTÓRIA:

AS TRÊS PENEIRAS

Um homem, procurou um sábio e disse-lhe: - Preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de... Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras? - Sim. A primeira é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro? - Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram! - Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? - Não! Absolutamente, não! - Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa? - Não... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar. E o sábio sorrindo concluiu: - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque: Pessoas sábias falam sobre ideias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1 - Quando o homem procurou o sábio para contar-lhe algo, o que ele esperava?
2 - Como o sábio se posicionou diante da possibilidade de uma nova informação?
3 - Qual o ensinamento que o sábio proporcionou ao homem através dos seus conselhos?
4 - Tudo o que ouvimos, sempre é verdade? De que tipo de assunto devemos duvidar?
5 - A quem devemos dar credibilidade?
6 - Se você passasse a utilizar o crivo das três peneiras que tipo de assunto sobraria?


VÍDEO:  As três peneiras (16 min.)


MÚSICA: Palavra certa – Padre Zezinho

Dá-me a palavra certa
Na hora certa
E do jeito certo
E pra pessoa certa
Dá-me a cantiga certa
Na hora certa
E do jeito certo
E pra pessoa certa
Palavra é como pedra
Preciosa sim
Quem sabe o valor cuida bem do que diz
Palavra é como brasa
Queima até o fim
Quem sabe o que diz há de ser mais feliz
Dá-me a palavra certa
Na hora certa
E do jeito certo
E pra pessoa certa
Dá-me a cantiga certa
Na hora certa
E do jeito certo
E pra pessoa certa
Palavra é como pedra
Preciosa sim
Quem sabe o valor cuida bem do que diz
Palavra é como brasa
Queima até o fim
Quem sabe o que diz vai levar a palavra

DINÂMICA: JOGO DAS VIRTUDES
Com todos sentados em círculo, o educador(a) inicia uma introdução que deve fazer os participantes refletir sobre o velho hábito de falar mal e reparar sempre nos defeitos dos outros, mesmo nos amigos e parentes: estamos sempre ressaltando o mau- humor, a avareza, o egoísmo, a preguiça, a vaidade...enfim, quase sempre reparamos muito mais nos defeitos do que nas qualidades. Por uma questão de hábito os defeitos aparecem muito mais que as qualidades. Pois bem, nesse momento faremos um exercício para começar a mudar esse velho hábito, pois iremos falar apenas de VIRTUDES, e nunca de defeitos. Cada um falará   a principal virtude ("qualidade") que acha do companheiro sentado à sua direita, por exemplo: "honestidade”, “simpatia”, “coragem", e assim por diante. O educador então começa a comentar as virtudes e os participantes dirão como se sentiram sendo identificado com tal característica. Tentarão identificar quem assume melhor aquelas característica. Após todos falarem, o educador ressalta a importância de nos habituarmos a enxergar as virtudes, aceitar defeitos e viver em harmonia com o mundo.


SUGESTÃO PARA O PROFESSOR:
Distribuir tiras de papel aos alunos e pedir que escrevam a frase disseram sobre o colega da direita:
FULANO É SIMPÁTICO
FULANA É ALEGRE
Na sequência o professor cola as tiras de papel em um papel pardo, formando um cartaz que ficará exposto na parede da sala por alguns dias. O nome do cartaz poderá ser: AS VIRTUDES DAS PESSOAS DESSA SALA. 

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