sexta-feira, 23 de maio de 2014

Geometria: ponto, linha e forma


Ponto

Para a geometria, o ponto é um sinal gráfico de referência, não possui dimensões e é utilizado para indicar um lugar.

Na linguagem visual, é o elemento mais simples de representação. É comum a idéia de ponto como um pequeno círculo. Mas, em conceito, o ponto não tem forma nem dimensão, na verdade pode assumir qualquer forma e qualquer dimensão. Uma formiga vista de perto é relativamente grande e de forma característica, mas, quando observada de uma certa distância, passa a parecer um ponto, pequeno e circular.

Propostas de atividades

Com estas propostas colocaremos os alunos em contato com diversos tipos de ponto.

1 - Conversar com as crianças sobre a existência de pontos em objetos. Por exemplo, pedir para eles observar algum ponto no lápis, no relógio,  no apontador no ventilador, botões na roupa que está vestindo, etc.

2 - Solicitar que as crianças se dirijam ao quadro e desenhem com giz de cores variadas pelo menos três pontos cada um de tamanhos diferentes, em seguida conversar com as crianças  a respeito dos pontos (tamanho, forma e cor), chamar a atenção da criança que quando estamos  próximos do ponto a legibilidade é maior e melhor do que quando nos afastamos, por exemplo quando nos dirigimos ao fundo da sala.

3 - Distribuir tintas diluídas, pincéis e folhas de papel sulfite aos alunos, pedir que pontilhem o papel de com as cores escolhidas por eles. Após desenvolver está proposta, apresentar aos alunos a obras do artista Jackson Pollock (Action Painting) e comentar que ele utilizou este mesmo processo, pois, sua obra foi composta de muitos pontos.

INFORMAÇÕES PARA O PROFESSOR SOBRE ACTION PAINTING: Do inglês, ação de pintar. Foi um movimento artístico, também conhecido como expressionismo abstrato, que aconteceu em Nova Iorque a partir da década de 30, no século passado. Seus principais participantes foram  Jackson Pollock, De Kooning, Still, Rocko, entre outros. Característica fundamental desse movimento: a expressão do estado emocional do artista.

4 - Fazer um grande boneco contornando uma pessoa em um papel manilha, em seguida, pedir que os alunos completem o boneco com colagens de várias texturas, como por exemplo papéis variados  (crepom, camurça, dobradura, revistas, jornais, papelão, etc), ou até mesmo asparas de lápis, cascas de ovo, etc.

INFORMAÇOES PARA O PROFESSOR SOBRE COLAGEM:  Essa técnica começou ser utilizada no início do século XX pelos artistas do Cubismo, especialmente Pablo Picasso e Braque. Consiste em colar materiais de pequena espessura sobre uma superfície. Utilizavam papel com texturas diversas, papelão, recortes de revistas e jornais, pedaços de fios, alfinetes etc. atribuiu-se a Picasso a criação dessa técnica.

5 - Sugerir que as crianças tragam de casa botões de roupa de cores e tamanhos variados, construir com eles um cartaz utilizando esses botões.

A linha

É o rastro deixado pelo ponto em movimento, uma sucessão de pontos ou, ainda,  o caminho descrito entre dois lugares.

Propostas de atividades

1 - Levar os alunos ao quadro e pedir para que experimentem criar linhas – arrastando o ponto. Chamar a atenção dos alunos para as características que as linhas podem apresentar, como, por exemplo, espessura, comprimento, posição, cor, etc.

2 - Solicitar que os alunos tragam de casa pedaços de fitas coloridas, barbante, linhas de costura, linhas de crochê e  cordas. Com esses materiais compor um cartaz de uma paisagem ou do desenho que definir  junto com a classe. Após desenvolverem a proposta apresentar aos alunos a obra de Vicent Van Gogh: Caminho de ciprestes sob o céu estrelado.

3 - Distribuir fitas de  papel crepom aos alunos e sugerir que criem um figurino com as fitas.

As formas

As formas geométricas que mais conhecemos resultam de linhas retas fechadas, como o  triangulo, o quadrado e  o retângulo. Os círculos e elipses fogem a regra por não serem compostos de linhas  retas e sim de linhas curvas  fechadas. As figuras geométricas são figuras planas ou não planas, ou seja, espaciais, são espaciais por representarem as três dimensões (comprimento, largura e altura). As figuras geométricas  espaciais tem vértices, arestas e faces, somente a esfera não tem por ser redonda. As vértices são os cantinhos que ficam entre as arestas, as arestas são os pauzinhos retos que fazem o formato da face, as faces são os lados que ficam entre os vértices e as arestas.

Propostas de atividades 

1 - Apresentar aos alunos o vídeo: As formas geométricas.

2 - Observar no ambiente escolar algumas formas geométricas e listar o nome e a forma. Exemplo: quadro – retângulo, palco – círculo.

3 - Apresentar algum objeto que represente as figuras geométricas espaciais como por exemplo uma caixa de creme dental, e, explicar  aos alunos que os lados são chamados de face, as arestas são as linhas resultantes das faces e vértices são os pontos resultantes das faces.

4 - Pedir que os alunos criem um desenho usando figuras geométricas.

5 - Entregar aos alunos atividades xerocadas para colorir, recortar e  criar desenhos.

6 - Dispor pedaços de barbante para as crianças e pedir que  façam as figuras geométricas estudadas.

7 - Reproduzir o desenho indicado no pontilhado.



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