Ponto
Para a geometria, o ponto é um sinal
gráfico de referência, não possui dimensões e é utilizado para indicar um
lugar.
Na linguagem visual, é o elemento
mais simples de representação. É comum a idéia de ponto como um pequeno
círculo. Mas, em conceito, o ponto não tem forma nem dimensão, na verdade pode
assumir qualquer forma e qualquer dimensão. Uma formiga vista de perto é
relativamente grande e de forma característica, mas, quando observada de uma
certa distância, passa a parecer um ponto, pequeno e circular.
Propostas de atividades
Com estas propostas colocaremos os alunos em
contato com diversos tipos de ponto.
1 - Conversar com as crianças sobre a existência de
pontos em objetos. Por exemplo, pedir para eles observar algum ponto no lápis,
no relógio, no apontador no ventilador,
botões na roupa que está vestindo, etc.
2 - Solicitar que as crianças se dirijam ao quadro e
desenhem com giz de cores variadas pelo menos três pontos cada um de tamanhos
diferentes, em seguida conversar com as crianças a respeito dos pontos (tamanho, forma e cor),
chamar a atenção da criança que quando estamos
próximos do ponto a legibilidade é maior e melhor do que quando nos
afastamos, por exemplo quando nos dirigimos ao fundo da sala.
3 - Distribuir tintas diluídas, pincéis e folhas de
papel sulfite aos alunos, pedir que pontilhem o papel de com as cores
escolhidas por eles. Após desenvolver está proposta, apresentar aos alunos a
obras do artista Jackson Pollock (Action Painting) e comentar que ele utilizou
este mesmo processo, pois, sua obra foi composta de muitos pontos.
INFORMAÇÕES PARA O PROFESSOR SOBRE ACTION PAINTING: Do inglês, ação
de pintar. Foi um movimento artístico, também conhecido como expressionismo
abstrato, que aconteceu em Nova Iorque a partir da década de 30, no século
passado. Seus principais participantes foram Jackson Pollock, De Kooning, Still, Rocko,
entre outros. Característica fundamental desse movimento: a expressão do estado
emocional do artista.
4 - Fazer um grande boneco contornando uma pessoa em
um papel manilha, em seguida, pedir que os alunos completem o boneco com
colagens de várias texturas, como por exemplo papéis variados (crepom, camurça, dobradura, revistas,
jornais, papelão, etc), ou até mesmo asparas de lápis, cascas de ovo, etc.
INFORMAÇOES PARA O PROFESSOR SOBRE COLAGEM: Essa técnica começou ser utilizada no
início do século XX pelos artistas do Cubismo, especialmente Pablo Picasso e
Braque. Consiste em colar materiais de pequena espessura sobre uma superfície.
Utilizavam papel com texturas diversas, papelão, recortes de revistas e
jornais, pedaços de fios, alfinetes etc. atribuiu-se a Picasso a criação dessa
técnica.
5 - Sugerir que as crianças tragam de casa botões de
roupa de cores e tamanhos variados, construir com eles um cartaz utilizando
esses botões.
A linha
É o rastro deixado pelo ponto em
movimento, uma sucessão de pontos ou, ainda,
o caminho descrito entre dois lugares.
Propostas de atividades
1 - Levar os alunos ao quadro e pedir para que
experimentem criar linhas – arrastando o ponto. Chamar a atenção dos alunos
para as características que as linhas podem apresentar, como, por exemplo,
espessura, comprimento, posição, cor, etc.
2 - Solicitar que os alunos tragam de casa pedaços
de fitas coloridas, barbante, linhas de costura, linhas de crochê e cordas. Com esses materiais compor um cartaz
de uma paisagem ou do desenho que definir
junto com a classe. Após desenvolverem a proposta apresentar aos alunos
a obra de Vicent Van Gogh: Caminho de ciprestes sob o céu estrelado.
3 - Distribuir fitas de papel crepom aos alunos e sugerir que criem
um figurino com as fitas.
As formas
As formas geométricas que mais
conhecemos resultam de linhas retas fechadas, como o triangulo, o quadrado e o retângulo. Os círculos e elipses fogem a
regra por não serem compostos de linhas
retas e sim de linhas curvas
fechadas. As figuras geométricas são figuras planas ou não planas, ou
seja, espaciais, são espaciais por representarem as três dimensões
(comprimento, largura e altura). As figuras geométricas espaciais tem vértices, arestas e faces,
somente a esfera não tem por ser redonda. As vértices são os cantinhos que
ficam entre as arestas, as arestas são os pauzinhos retos que fazem o formato
da face, as faces são os lados que ficam entre os vértices e as arestas.
Propostas
de atividades
1 - Apresentar aos alunos o vídeo: As formas
geométricas.
2 - Observar no ambiente escolar algumas formas
geométricas e listar o nome e a forma. Exemplo: quadro – retângulo, palco –
círculo.
3 - Apresentar algum objeto que represente as
figuras geométricas espaciais como por exemplo uma caixa de creme dental, e,
explicar aos alunos que os lados são
chamados de face, as arestas são as linhas resultantes das faces e vértices são
os pontos resultantes das faces.
4 - Pedir que os alunos criem um desenho usando
figuras geométricas.
5 - Entregar aos alunos atividades xerocadas para
colorir, recortar e criar desenhos.
6 - Dispor pedaços de barbante para as crianças e
pedir que façam as figuras geométricas
estudadas.
7 - Reproduzir o desenho indicado no pontilhado.
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