segunda-feira, 26 de maio de 2014

1° Aula de Valores Humano 2014



VALOR ABSOLUTO: Amor

VALOR RELACIONADO: Dedicação


DEDICAÇÃO: qualidade, característica, ação ou atitude de quem cuida de alguém ou algo com cuidado e atenção; ZELO!
- O que você entende por dedicação?
- A que você se dedica no dia a dia?


CITAÇÃO:
“Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, de todo o coração, dedicar-se a ele.”
BUDA


HARMONIZAÇÃO:
Sente-se confortavelmente... respire, deixe o ar entrar suavemente... expire, respire... vá lentamente aquietando o seu corpo, sua mente, sinta-se presente aqui, agora! Deixe os pensamentos irem saindo lentamente, foco no agora... imagine-se caminhando por um lugar calmo, sereno, ladeado por árvores de copas altas que suavemente se balançam ao ritmo do vento... logo adiante veja... há uma luz brilhando... caminhe até lá e se deixe banhar pela luz que suavemente abre caminho ente as folhas das árvores. Sinta o calor do amor tomar conta de todo o seu ser, aquecendo o seu coração, deixe esse luz crescer de tal modo que ela comece a se expandir tornando tudo ao seu redor iluminado, agora que você está preenchido por essa luz siga a diante e a leve com você e pelo caminho permita que tudo ao seu redor seja agraciado com a luz que você traz... dedique-se a levar amor por onde você for e a todos que encontrar pelo caminho, em sua casa, em sua escola, com seus amigos, fortaleça a corrente do amor e crie um espaço de paz e harmonia, dentro e fora deixe a felicidade crescer, mantenha seu pensamento iluminado e lentamente volte para o lugar de onde saiu e traga junto com você o amor, a paz, a dedicação, e o zelo por sua vida!


HISTÓRIA:

O NOVO ALUNO
A aula já ia começar.
Dona Marta, a professora, preparava o seu material quando um menino franzino aproximou-se:
Bom dia! – cumprimentou-o a professora.
O menino manteve-se quieto, próximo à porta.
Dona Marta foi até ele e carinhosamente pegou-o pela mão apresentando-o à classe.
Este é o Carlos, nosso novo colega.
Carlos sentou-se, já mais à vontade, junto aos outros. Você quer perguntar alguma coisa? Disse a professora. Carlos respirou fundo e perguntou:
Sabe, professora, uma coisa que eu sempre quis saber é o seguinte: Por que eu tenho que aprender Matemática?
Para saber lidar com os números, fazer contas, conhecer figuras e tantas coisas mais, Carlos – explicou a professora.
E português, dona Marta? – quis saber Carlos.
É muito importante, Carlos uma pessoa escrever e falar bem a sua língua. E isso só é possível estudando-se Português.
E Geografia? continuou perguntando o menino.
Estudando Geografia, nós entendemos e conhecemos melhor o nosso espaço, o nosso planeta.
E História do Brasil, nós ficamos conhecendo melhor o nosso país, nossa gente, nosso passado...
Dona Marta, eu gostaria de fazer uma última pergunta: eu aprendo a falar, a contar, a conhecer o meu espaço e a história da minha gente nas ruas, sem casa, com fome, com frio e abandonado à minha própria sorte. Então, por que preciso estudar tudo isso?
Dona Marta, diante da classe em silêncio e bastante comovida, respondeu:
Para mudar, Carlos, e amanhã você poder contar uma HISTÓRIA diferente para seus filhos.


DINÂMICA: A Escada de Valores


Objetivo:
Auxiliar os adolescentes a identificar e refletir sobre seus valores de vida.


O que você irá precisar:
Sala ampla, folhas de papel sulfite, pincéis atômicos, fita crepe.


O que você deverá fazer:
1 - O facilitador solicita que os participantes caminhem pela sala e pensem sobre "O que é mais importante na sua vida"?
2 - O facilitador pede que cada adolescente pegue 1 folha de papel e 1 pincel atômico.
3 - O facilitador pede que a folha seja dividida em 3 partes, no sentido do comprimento.
4 - A seguir, o facilitador pede que, em cada tira de papel, seja escrita uma palavra que corresponda a um valor da sua vida.
5 - Enquanto isso, o facilitador marca no chão da sala, com fita crepe, 3 degraus de uma escada.
6 - Certificando-se de que todos terminaram, o facilitador pede que cada adolescente vá até os degraus e coloque uma tira com a palavra escrita em cada degrau, em ordem decrescente de importância.
  

Pontos para discussão:
a) No início da dinâmica, foi difícil detectar os principais valores? ("deu branco?")
b) Que valores aparecem mais? Que tipos de valores são?
c) Por que eles não estão na mesma escala de prioridade?
d) Durante nossa vida esses valores se modificam? Por que?
e) Qual a relação entre os valores de vida e a prevenção?


Resultados esperados:
Os participantes terão um melhor entendimento sobre os próprios valores de vida e a diversidade de valores de outras pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário