quarta-feira, 28 de maio de 2014

5° Aula de Valores Humanos 2014



VALOR ABSOLUTO: Amor

VALOR RELACIONADO: Compreensão


COMPREENSÃO: Capacidade de entender algo. Ter percepção das coisas.


CITAÇÃO:
Tudo na vida é difícil, desde que a compreensão e a boa vontade não sejam utilizadas.


HARMONIZAÇÃO:
Respire devagar... Puxe o ar e solte lentamente... Mais uma vez... Puxe o ar e solte lentamente ... Faça isso algumas vezes... Agora imagine que você brincou bastante e está muito cansado, mas acabou de chegar em um lugar muito gostoso, todo gramado, com flores brancas e neste lugar tem uma árvore frondosa, com uma sombra maravilhosa, com pássaros se abrigando em sua copa, então, você deita em baixo da árvore e descansa bem tranquilo. E com essa mesma tranquilidade receba os conhecimentos que tem reservado a você na aula de hoje.


HISTÓRIA:

A DESCOBERTA DE VERÔNICA

    Verônica não gosta dos serviços do lar. Acha muito ruim ter que arrumar a cama de manhã, lavar a louça do café e ter que arrumar seu quarto.
    Ela também pensa que ajudar nas tarefas do lar é perda de tempo e que aquelas tarefas não têm importância nenhuma. Ela tem certeza que cuidar da casa é serviço que sua mãe deve fazer, afinal, ela é a responsável pelo lar.
    Dona Vanessa, a mãe de Verônica, trabalha em uma empresa. Seu horário de serviço é da uma da tarde às oito da noite. 
    Pela manhã, Dona Vanessa arruma a casa, lava a roupa e faz o almoço. Quando ela chega em casa, à noite, está cansada. Após arrumar o jantar e lavar a louça, costuma acompanhar as lições da filha, perguntando o que ela aprendeu durante o dia e como se comportou na escola. 
    Em uma sexta-feira pela manhã, Dona Vanessa ouviu a filha gritar no quarto:
- Não gosto de arrumar a cama! Não vou arrumar o quarto! Estou em greve!
    Dona Vanessa ficou muito triste. Ela já tinha explicado para a menina que cada uma tinha suas tarefas e que a colaboração é importante. Mas parece que Verônica não compreendeu.
    A mãe, então, tomou uma decisão: naquele dia não arrumou a casa, não lavou a roupa, não passou as roupas que estavam limpas e não fez o almoço. 
    Verônica notou que a casa estava bagunçada, que havia brinquedos espalhados pela sala e roupas sujas no banheiro. Mas não pensou em recolher os brinquedos ou levar a roupa para o cesto de roupa suja.
    Quando chegou a hora de se arrumar para ir à escola, Verônica descobriu que seu uniforme não estava passado. Ela reclamou, mas a mãe nada disse. 
    Na hora do almoço percebeu que a mãe não tinha feito comida. Sem entender o que estava acontecendo, ouviu da mãe:
- Faça sanduíche para o almoço.
    Sem entender, a menina fez um almoço improvisado com sanduíche e suco.
    Logo Dona Vanessa saiu para o trabalho e quando a garota foi pegar sua mochila para ir à escola, não encontrou o lanche sempre pronto que a mãe costumava deixar em cima da mesa.
    Aquela tarde pareceu mais comprida. Verônica pensou na atitude da mãe e achou que talvez ela estivesse doente. O que seria dela se a mãe adoecesse? Quem iria lavar, passar, cozinhar, arrumar, cuidar do seu cão? 
    Quando chegou em casa, tudo continuava uma bagunça. Ninguém havia levado o lixo para fora e Bob, o cachorro, latia sem parar porque não havia água no seu pote. Verônica começou a ficar preocupada e resolveu dar água para o seu cão, pois ela gostava muito dele e sabia que devemos tratar muito bem os animais. 
    Enquanto esperava pela mãe, a menina apenas assistiu televisão. Quando dona Vanessa chegou, foi logo tomar banho. Verônica bateu na porta, reclamando que estava com fome. A mãe mandou esperar.
    Algum tempo depois, Dona Vanessa saiu do banho e sentou no sofá da sala, erguendo os pés em um banquinho. Verônica perguntou:
- A senhora não vai arrumar o jantar?
- Não - disse a mãe, muito séria. Estou em greve.
    A menina olhou para a casa bagunçada, lembrou que não teve almoço, que o uniforme não estava pronto e que também não tinha tido lanche à tarde. E que o cachorro também tinha sentido falta dos cuidados de Dona Vanessa. 
    Verônica ficou vermelha. Lembrou que não tinha lavado a louça, nem arrumado a cama de manhã porque achou que podia fazer greve. Naquele momento ela percebeu quanta coisa sua mãe fazia e como eram importantes suas tarefas. 
    A menina pediu desculpas à mãe e as duas encerraram a greve. Verônica percebeu que dividindo as tarefas da casa e fazendo a sua parte sem reclamar, ela ajudava a mãe e colaborava para a harmonia do lar. A partir desse dia Dona Vanessa e Verônica tiveram mais tempo para realizarem passeios e brincadeiras juntas, inclusive começaram a passear com Bob, o que se tornou uma tarefa agradável para todos.

Claudia Schmidt 


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1 - Qual o conceito que Veronica tinha no início da História em relação as tarefas do lar?
2 - Na opinião de Verônica quem deveria ser a única pessoa responsável pelas tarefas do lar? Por que ela pensava assim?
3 - Verônica decidiu protestar, fazer greve. O que você achou da atitude dela?
4 - Como dona Vanessa mãe de Verônica procedeu diante da decisão da filha? Você achou interessante a forma como ela corrigiu a filha?
5 - No final da história o conceito sobre as tarefas do lar que Verônica tinha haviam mudado. O que Verônica pode perceber com essa mudança de atitude?

MÚSICA: Oração de São Francisco – Padre Zezinho

Onde há dúvida, que eu leve a fé
Onde há ódio, que eu leve o amor
Onde há ofensa, que eu leve o perdão
Onde há discórdia, que eu leve a união
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver trevas, que eu leve a luz
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria
Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz
Ó mestre, que eu não busque tanto
Ser consolado, mas consolar
Ser compreendido, mas compreender
Ser amado, mas amar
Porque é dando que se recebe
Esquecendo que se encontra
Perdoando que se encontra o perdão
Morrendo que se ressuscita para a Vida
Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz

DINÂMICA 1 – Confeccionar um cartaz junto com os alunos listando atividades do lar que eles podem ajudar realizar em suas casas, por exemplo: arrumar a cama, varrer a casa...

DINÂMICA 2 – Confeccionar um cartaz com os alunos listando os programas possíveis de serem realizados em família, por exemplo: assistir um filme comendo pipoca, ir a um sítio, tomar sorvete, fazer caminhada, ler um livro, ouvir uma história contada por um membro da família, fazer um passeio na praça, ir a igreja...

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