terça-feira, 27 de maio de 2014

4º Aula de Valores Humanos 2014

  

VALOR ABSOLUTO: Retidão

VALOR RELACIONADO: Iniciativa


INICIATIVA: Ação de quem propõe ou faz primeiro alguma coisa. Qualidade de quem é levado a agir espontaneamente: ter iniciativa.


CITAÇÃO:
Se você não gosta das coisas como estão, mude-as!


HARMONIZAÇÃO:
Feche os olhos.  Vamos prestar atenção na respiração, vamos inspirar profundamente e expirar lentamente... Relaxe... Agora, imagine que você é uma gota de chuva que você está passeando suavemente embalado pela brisa... Sinta agora que você cai em uma folha verde e começa a deslizar por esta folha sentindo como a natureza é perfeita, sentindo como é possível ser feliz, sentindo o quanto você é forte e capaz, sentindo que você tem uma força viva que se move dentro de você... Vá abrindo seus olhos lentamente, espreguice e continue com sua mente serena e calma, deixe essa paz que está sentindo expandir a todos a sua volta. 


HISTÓRIA:

A PEDRA NO CAMINHO

    Conta-se a lenda de um rei que viveu num país de além-mar há muitos anos. Ele era muito sábio e não poupava esforços para ensinar bons hábitos a seu povo. Frequentemente fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis; mas tudo que fazia era para ensinar o povo a ser trabalhador e cauteloso.
    - Nada de bom pode vir a uma nação - dizia ele - cujo povo reclama e espera que outros resolvam seus problemas. Deus dá as coisas boas da vida a quem lida com os problemas por conta própria.
    Uma noite, enquanto todos dormiam, ele pôs uma enorme pedra na estrada que passava pelo palácio. Depois foi se esconder atrás de uma cerca, e esperou para ver o que acontecia.
    Primeiro veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes que ele levava para moagem na usina.
    - Quem já viu tamanho destino? - disse ele contrariadamente, enquanto desviava sua parelha e contornava a pedra. - Por que esses preguiçosos não mandam retirar essa pedra da estrada? - E continuou reclamando da inutilidade dos outros, mas sem ao menos tocar, ele próprio, na pedra.
    Logo depois, um jovem soldado, veio cantando pela estrada. A longa pluma do seu quepe ondulava na brisa, e uma espada reluzente pendia à sua cintura. Ele pensava na maravilhosa coragem que mostraria na guerra.
    O soldado não viu a pedra, mas tropeçou nela e se estatelou no chão poeirento. Ergue-se, sacudiu a poeira da roupa, pegou a espada e enfureceu-se com os preguiçosos que insensatamente haviam largado uma pedra imensa na estrada. Então, ele também se afastou, sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra. Assim correu o dia. Todos que por ali passavam reclamavam e resmungavam por causa da pedra colocada na estrada, mas ninguém a tocava.
    Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro por lá passou. Era muito trabalhadora, e estava cansada, pois desde cedo andava ocupada no moinho.
    Mas disse a si mesma:
    - Já está quase escurecendo, alguém pode tropeçar nesta pedra à noite e se ferir gravemente. Vou tirá-la do caminho.
    E tentou arrastar dali a pedra. Era muito pesada, mas a moça empurrou, e empurrou, e puxou, e inclinou, até que conseguiu retirá-la do lugar. Para sua surpresa, encontrou uma caixa debaixo da pedra.
    Ergueu a caixa. Era pesada, pois estava cheia de alguma coisa. Havia na tampa os seguintes dizeres: "Esta caixa pertence a quem retirar a pedra." Ela abriu a caixa e descobriu que estava cheia de ouro.
    A filha do moleiro foi para casa com o coração feliz. Quando o fazendeiro e o soldado e todos os outros ouviram o que havia ocorrido, juntaram-se em torno do local na estrada onde a pedra estava. Revolveram o pó da estrada com os pés, na esperança de encontrar um pedaço de ouro.
    - Meus amigos - disse o rei -, com frequência encontramos obstáculos e fardos no caminho. Podemos reclamar em alto e bom som enquanto nos desviamos deles se assim preferirmos, ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam. A decepção é normalmente o preço da preguiça.

Então o sábio rei montou em seu cavalo e com um delicado boa noite retirou-se.


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:
1 - Um rei que se esforça para ensinar bons hábitos ao seu povo, age com sabedoria? Por quê?
2 - Quando o rei coloca a pedra no meio do caminho e se esconde atrás da cerca, o que ele pretende observar nas pessoas que por ali passam?
3 - A atitude da filha do moleiro foi mais importante  do que a  atitude  das demais pessoas que por ali passaram?  Por quê?
4 - Ao retirar a pedra do meio do caminho, a moça beneficiou apenas ela própria? Por quê?
5 - E você, como lida com as coisas diferentes, com as coisas difíceis que aparecem no dia a dia?  Você reclama e esbraveja como o fazendeiro e o soldado, ou, reage como a filha do moleiro? Se não quiser partilhar sua resposta com os colegas apenas pense nisso.


VÍDEO: O menino e a árvore.
Fazer uma reflexão sobre a mensagem apresentada no vídeo, associando a mensagem da história A Pedra no Caminho.


MÚSICA: Lêro, lêro  - Carlos Bona

Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá

Olhe pra sua vida, amigo, agora
Você não pode se acomodar
Enfrente, encare tudo sem demora
A vida é uma barra, você pode chegar lá

Olhe, você tem que ir em frente
Acredite, tente, tem que se afirmar
Use da cabeça o recurso
Tudo muito que um dia começo a armazenar

Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá

O mundo está aí, você já sente
O peso, a carga carregar
É hora demostrar prá essa gente
Sua cabeça inteligente
Sua garra prá ganhar

Não deixe a energia que o inquieta
Consumir-se, perder-se no ar
Você é força viva que desperta
É uma fonte, olhe a meta
Você pode chegar lá

Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá

Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá

O mundo está aí, você já sente
O peso, a carga carregar
É hora demostrar prá essa gente
Sua cabeça inteligente
Sua garra prá ganhar

Não deixe a energia que o inquieta
Consumir-se, perder-se no ar
Você é força viva que desperta
É uma fonte, olhe a meta
Você pode chegar lá

Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá

Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá


DINÂMICA: As pedras do nosso caminho
Cada aluno da sala recebe um pedaço de papel sulfite e nele escreve uma dificuldade que sente, por exemplo:  fica nervoso facilmente, tem vergonha de ler em voz alta, as vezes não entende o conteúdo mas não sabe como perguntar..., o aluno dobra esse papel e entrega para o professor que deverá ter pronto um cartaz intitulado “as pedras do caminho” e neste cartaz terá o desenho de uma estrada na qual o professor irá colar os papéis, sem expor quem escreveu tal dificuldade. Após o professor ter colado todos os papéis será o momento da socialização podendo ser conduzida da seguinte forma:
O professor vai ler uma dificuldade e perguntar:
Como é possível resolver um problema como esse?  Alguém tem alguma sugestão?


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