VALOR ABSOLUTO: Retidão
VALOR RELACIONADO: Iniciativa
INICIATIVA: Ação de quem propõe ou
faz primeiro alguma coisa. Qualidade de quem é levado a agir espontaneamente:
ter iniciativa.
CITAÇÃO:
Se você não gosta das
coisas como estão, mude-as!
HARMONIZAÇÃO:
Feche
os olhos. Vamos prestar atenção na
respiração, vamos inspirar profundamente e expirar lentamente... Relaxe...
Agora, imagine que você é uma gota de chuva que você está passeando suavemente
embalado pela brisa... Sinta agora que você cai em uma folha verde e começa a
deslizar por esta folha sentindo como a natureza é perfeita, sentindo como é
possível ser feliz, sentindo o quanto você é forte e capaz, sentindo que você
tem uma força viva que se move dentro de você... Vá abrindo seus olhos
lentamente, espreguice e continue com sua mente serena e calma, deixe essa paz
que está sentindo expandir a todos a sua volta.
HISTÓRIA:
A PEDRA NO CAMINHO
Conta-se
a lenda de um rei que viveu num país de além-mar há muitos anos. Ele era muito
sábio e não poupava esforços para ensinar bons hábitos a seu povo.
Frequentemente fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis; mas tudo que
fazia era para ensinar o povo a ser trabalhador e cauteloso.
- Nada de bom pode vir a uma nação - dizia ele - cujo povo reclama e espera que
outros resolvam seus problemas. Deus dá as coisas boas da vida a quem lida com
os problemas por conta própria.
Uma noite, enquanto todos dormiam, ele pôs uma enorme pedra na estrada que
passava pelo palácio. Depois foi se esconder atrás de uma cerca, e esperou para
ver o que acontecia.
Primeiro veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes que ele
levava para moagem na usina.
- Quem já viu tamanho destino? - disse ele contrariadamente, enquanto desviava
sua parelha e contornava a pedra. - Por que esses preguiçosos não mandam
retirar essa pedra da estrada? - E continuou reclamando da inutilidade dos
outros, mas sem ao menos tocar, ele próprio, na pedra.
Logo depois, um jovem soldado, veio cantando pela estrada. A longa pluma do seu
quepe ondulava na brisa, e uma espada reluzente pendia à sua cintura. Ele
pensava na maravilhosa coragem que mostraria na guerra.
O soldado não viu a pedra, mas tropeçou nela e se estatelou no chão poeirento.
Ergue-se, sacudiu a poeira da roupa, pegou a espada e enfureceu-se com os
preguiçosos que insensatamente haviam largado uma pedra imensa na estrada.
Então, ele também se afastou, sem pensar uma única vez que ele próprio poderia
retirar a pedra. Assim correu o dia. Todos que por ali passavam reclamavam e
resmungavam por causa da pedra colocada na estrada, mas ninguém a tocava.
Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro por lá passou. Era muito
trabalhadora, e estava cansada, pois desde cedo andava ocupada no moinho.
Mas disse a si mesma:
- Já está quase escurecendo, alguém pode tropeçar nesta pedra à noite e se
ferir gravemente. Vou tirá-la do caminho.
E tentou arrastar dali a pedra. Era muito pesada, mas a moça empurrou, e
empurrou, e puxou, e inclinou, até que conseguiu retirá-la do lugar. Para sua
surpresa, encontrou uma caixa debaixo da pedra.
Ergueu a caixa. Era pesada, pois estava cheia de alguma coisa. Havia na tampa
os seguintes dizeres: "Esta caixa pertence a quem retirar a pedra."
Ela abriu a caixa e descobriu que estava cheia de ouro.
A filha do moleiro foi para casa com o coração feliz. Quando o fazendeiro e o
soldado e todos os outros ouviram o que havia ocorrido, juntaram-se em torno do
local na estrada onde a pedra estava. Revolveram o pó da estrada com os pés, na
esperança de encontrar um pedaço de ouro.
- Meus amigos - disse o rei -, com frequência encontramos obstáculos e fardos no
caminho. Podemos reclamar em alto e bom som enquanto nos desviamos deles se
assim preferirmos, ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam. A
decepção é normalmente o preço da preguiça.
Então
o sábio rei montou em seu cavalo e com um delicado boa noite retirou-se.
PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:
1
- Um rei que se esforça para ensinar bons hábitos ao seu povo, age com
sabedoria? Por quê?
2
- Quando o rei coloca a pedra no meio do caminho e se esconde atrás da cerca, o
que ele pretende observar nas pessoas que por ali passam?
3
- A atitude da filha do moleiro foi mais importante do que a atitude
das demais pessoas que por ali passaram?
Por quê?
4
- Ao retirar a pedra do meio do caminho, a moça beneficiou apenas ela própria?
Por quê?
5
- E você, como lida com as coisas diferentes, com as coisas difíceis que
aparecem no dia a dia? Você reclama e
esbraveja como o fazendeiro e o soldado, ou, reage como a filha do moleiro? Se
não quiser partilhar sua resposta com os colegas apenas pense nisso.
VÍDEO: O menino e a árvore.
Fazer
uma reflexão sobre a mensagem apresentada no vídeo, associando a mensagem da
história A Pedra no Caminho.
MÚSICA: Lêro, lêro - Carlos Bona
Lêro,
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Olhe pra
sua vida, amigo, agora
Você não pode se acomodar
Enfrente, encare tudo sem demora
A vida é uma barra, você pode chegar lá
Você não pode se acomodar
Enfrente, encare tudo sem demora
A vida é uma barra, você pode chegar lá
Olhe, você
tem que ir em frente
Acredite, tente, tem que se afirmar
Use da cabeça o recurso
Tudo muito que um dia começo a armazenar
Acredite, tente, tem que se afirmar
Use da cabeça o recurso
Tudo muito que um dia começo a armazenar
Lêro,
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
O mundo
está aí, você já sente
O peso, a carga carregar
É hora demostrar prá essa gente
Sua cabeça inteligente
Sua garra prá ganhar
O peso, a carga carregar
É hora demostrar prá essa gente
Sua cabeça inteligente
Sua garra prá ganhar
Não deixe
a energia que o inquieta
Consumir-se, perder-se no ar
Você é força viva que desperta
É uma fonte, olhe a meta
Você pode chegar lá
Consumir-se, perder-se no ar
Você é força viva que desperta
É uma fonte, olhe a meta
Você pode chegar lá
Lêro,
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro,
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
O mundo
está aí, você já sente
O peso, a carga carregar
É hora demostrar prá essa gente
Sua cabeça inteligente
Sua garra prá ganhar
O peso, a carga carregar
É hora demostrar prá essa gente
Sua cabeça inteligente
Sua garra prá ganhar
Não deixe
a energia que o inquieta
Consumir-se, perder-se no ar
Você é força viva que desperta
É uma fonte, olhe a meta
Você pode chegar lá
Consumir-se, perder-se no ar
Você é força viva que desperta
É uma fonte, olhe a meta
Você pode chegar lá
Lêro,
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro,
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, lá
Lêro, Lêro, Lêro, Lêro, Lá
DINÂMICA: As pedras do nosso
caminho
Cada
aluno da sala recebe um pedaço de papel sulfite e nele escreve uma dificuldade
que sente, por exemplo: fica nervoso
facilmente, tem vergonha de ler em voz alta, as vezes não entende o conteúdo
mas não sabe como perguntar..., o aluno dobra esse papel e entrega para o
professor que deverá ter pronto um cartaz intitulado “as pedras do caminho” e
neste cartaz terá o desenho de uma estrada na qual o professor irá colar os
papéis, sem expor quem escreveu tal dificuldade. Após o professor ter colado
todos os papéis será o momento da socialização podendo ser conduzida da
seguinte forma:
O
professor vai ler uma dificuldade e perguntar:
Como
é possível resolver um problema como esse?
Alguém tem alguma sugestão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário