As aulas de ciências do 6° ano no segundo
bimestre tiveram como objetivo principal o estudo dos fósseis e das formações
rochosas. Após atividades teóricas em sala com explicações do conteúdo proposto
e utilizado o livro didático os alunos tiveram uma aula prática em sala, para
caracterizar as pedra de origem rochosa.
O museu de ciências tem como função básica
tornar a ciência e a tecnologia acessíveis à população, comunicando os
conhecimentos e os avanços dessas áreas de modo agradável e simples.
No conteúdo de como de formam as rochas,
procurou-se trazer aos alunos informações que ressaltam os processos que
promovem a formação das rochas metamórficas, sedimentares e magmáticas.
É importante que eles percebam que as
rochas são produto de transformações químicas e físicas que ocorrem
continuamente no planeta.
Os alunos criarem uma tabela de comparação
dos tipos de rocha, observaram, anotaram as características e fizeram a
discussão com o grupo para compreender as diferenças baseando-se na origem.
Puderam constatar a variedade e exercitar os procedimentos investigativos:
observação, descrição, comparação e classificação.
Não se pretende que os alunos memorizem
detalhes sobre rochas e tipos de solo, mas que reconheçam suas características gerais
e possam compara-las quanto as diferenças básicas que apresentam.
O tema das rochas é multidisciplinar,
favorecendo a discussão de processos relativos a biologia, física, química,
geografia, geologia e sociologia/economia.
É de importância nessa temática o conceito
de que a litosfera é finita e que a parte do solo fértil é pequeno em relação a
massa do planeta. O conceito de que os recursos do planeta finitos auxiliam a
entender o porquê dos cuidados com o meio ambiente. É preciso pensar hoje com
olhar para o nosso futuro.
Prof.ª:
Arielen Barreto de Carvalho
Fotos da visita ao Museu de História Natural de Alta Floresta
(Alunos do 6° ano A e B)
Nenhum comentário:
Postar um comentário