sexta-feira, 6 de junho de 2014

Aula de Ciências - Visita ao Museu de História Natural de Alta Floresta




    As aulas de ciências do 6° ano no segundo bimestre tiveram como objetivo principal o estudo dos fósseis e das formações rochosas. Após atividades teóricas em sala com explicações do conteúdo proposto e utilizado o livro didático os alunos tiveram uma aula prática em sala, para caracterizar as pedra de origem rochosa.
    O museu de ciências tem como função básica tornar a ciência e a tecnologia acessíveis à população, comunicando os conhecimentos e os avanços dessas áreas de modo agradável e simples.
    No conteúdo de como de formam as rochas, procurou-se trazer aos alunos informações que ressaltam os processos que promovem a formação das rochas metamórficas, sedimentares e magmáticas.
    É importante que eles percebam que as rochas são produto de transformações químicas e físicas que ocorrem continuamente no planeta.
    Os alunos criarem uma tabela de comparação dos tipos de rocha, observaram, anotaram as características e fizeram a discussão com o grupo para compreender as diferenças baseando-se na origem. Puderam constatar a variedade e exercitar os procedimentos investigativos: observação, descrição, comparação e classificação.
    Não se pretende que os alunos memorizem detalhes sobre rochas e tipos de solo, mas que reconheçam suas características gerais e possam compara-las quanto as diferenças básicas que apresentam.
    O tema das rochas é multidisciplinar, favorecendo a discussão de processos relativos a biologia, física, química, geografia, geologia e sociologia/economia.
    É de importância nessa temática o conceito de que a litosfera é finita e que a parte do solo fértil é pequeno em relação a massa do planeta. O conceito de que os recursos do planeta finitos auxiliam a entender o porquê dos cuidados com o meio ambiente. É preciso pensar hoje com olhar para o nosso futuro.



Prof.ª: Arielen Barreto de Carvalho

Fotos da visita ao Museu de História Natural de Alta Floresta
(Alunos do 6° ano A e B)



















Nenhum comentário:

Postar um comentário