quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

2º aula de valores humanos 2015


Valor absoluto: amor

Valor relacionado: bondade

Conceito de bondade: bondade é uma característica daquele  que tem inclinação para o bem. É uma qualidade daqueles que praticam boas ações. Ter bondade é ser benevolente, ser amável, é procurar ajudar o outro.

Citação:  Todas as almas nobres tem como ponto comum a bondade.

Harmonização:  Sente-se confortavelmente em sua cadeira, inspire e expire  lentamente por três vezes, relaxe a sua mente e seu corpo e comece a viajar  na sua imaginação para um mundo onde tudo é belo e amável, onde tudo está em perfeita harmonia,  onde  existe  alegria, paz e proteção,  de repente, toda essa situação que é tão boa muda, e, as dificuldades começam a aparecer e você tem que ser forte para vencer , mas,  você é perseverante, otimista e consegue superar  todas as dificuldades e novamente volta a ser  feliz. Agora ouça a história que será lida com atenção e veja o que vai acontecer com a personagem principal  do texto.

História:
A Gata Borralheira (Cinderela)

Há muito tempo, numa cidade longínqua, vivia um casal que só tinha uma filha, mas muito bonita e muito boa. Num inverno rigoroso a mãe morreu e, desde aquele dia, a vida da menina tornou-se muito triste; além disso, estava quase sempre sozinha, pois o pai era um comerciante rico e muitas vezes ausente em viagem por países distantes.
Sei que estás muito desolada e triste, mas não te preocupes, porque em breve vais ter quem te console e acompanhe - disse-lhe um dia o pai.
Com efeito o comerciante casou de novo, mas agora com uma viúva muito antipática que já tinha duas filhas muito feias e com um coração tão mau como o da mãe.
Aquela mulher sentiu logo uma grande inveja, porque as suas meninas não eram nem tão bonitas nem tão boas e prendadas como a enteada, e por isso as três costumavam maltratá-la, aproveitando o facto de o pai estar ausente.
Porque é que tens tanta cinza no vestido? Estás tão suja! Vamos chamar-te Gata Borralheira, que é um nome que te assenta muito bem! - disseram-lhe uma tarde as três, rindo-se muito.
Um dia o pregoeiro do Rei anunciou que o Príncipe completara dezoito anos e que o Monarca, para celebrá-lo, convidava para um baile no Palácio todas as filhas solteiras das famílias nobres e ricas. A madrasta chamou a Gata Borralheira e disse-lhe:
Vais engomar os vestidos das minhas filhas e limpar-lhes os sapatos, mas tu não vais a esse baile! 
Quando a madrasta e as filhas saíram para o Palácio, a Gata Borralheira escondeu-se num canto e começou a chorar amargamente. Era ela que tinha de fazer todos os trabalhos da casa e obrigavam-na a dormir junto da lareira.
De repente uma luz azul encheu a cozinha e a Gata Borralheira viu uma mulher lindíssima e resplandecente.
Eu sou a tua Fada Madrinha e venho consolar-te, porque tens continuado a ser boa apesar dos sofrimentos. Pede-me o que quiseres que eu concedo-te.
A Gata Borralheira pensava que estava sonhando. A Fada, que sabia tudo, disse:
Gostaria de ir ao baile do Palácio?
Sim, sim...isso é o que eu mais desejo neste mundo! - respondeu a jovem.
Então a Madrinha mandou-a trazer do jardim uma grande cabaça, seis ratos, uma rata e seis lagartixas, que se deixaram apanhar porque era a Fada que mandava. Depois transformou tudo com a sua varinha mágica: a cabaça converteu-se na carruagem mais luxuosa jamais vista; os ratos, em seis cavalos brancos; a rata, num cocheiro todo empertigado e as lagartixas em seis criados com uniformes muito vistosos. A Fada tocou depois com a varinha no vestido sujo da Gata Borralheira e ela ficou adornada com o vestido comprido mais maravilhoso que uma costureira poderia alguma vez imaginar. Por último a varinha pousou nas suas pobres sandálias, que se transformaram em dois sapatinhos de cristal de rara beleza.
Á meia-noite em ponto terminará o feitiço e tudo será como antes - disse-lhe a Fada ao despedir-se dela. 
Quando a Gata Borralheira entrou no salão de baile todos a admiraram pensando que era uma Princesa, e o Príncipe, apaixonado, convidou-a para dançar. Ao vê-los juntos o rei comentou:
Nunca vi uma jovem tão elegante e tão bonita. Espero que o meu filho se dê conta disso. 
O Príncipe não deixou de dançar com ela um só momento. Mas as horas felizes passam muito depressa e as badaladas do relógio do Palácio despertaram a Gata Borralheira daquele sonho maravilhoso: estava a bater a meia-noite! Deixou o Príncipe e correu pelos jardins, tão depressa que perdeu um sapato na escadaria. Quando soou a última badalada o feitiço desapareceu. O Príncipe correu atrás dela, mas só viu uma jovem pobremente vestida a afastar-se. Foi então que encontrou o sapato e guardou-o perto do coração.
A dona deste sapato de cristal é também a dona do meu coração! - disse o Príncipe ao pai.
Quero que procurem essa jovem por todo o reino! –ordenou o Rei. 
Os emissários reais foram experimentando o sapato a todas as donzelas. E, quando chegou a vez delas, as meias-irmãs da Gata Borralheira fizeram esforços enormes para conseguirem calçar nele os seus grandes pés, mas tudo foi inútil.
Agora gostaria eu de o experimentar! - pediu a Gata Borralheira.
Não vai experimentar NADA! - gritou-lhe a madrasta com desprezo.
Claro que o vai experimentar, minha senhora! - exclamou o emissário real. - O Rei ordenou que todas o experimentassem, e todas significa todas.
O pé da Gata Borralheira entrou perfeitamente no sapato de cristal, que parecia feito à sua medida, e a madrasta e as filhas choraram de desespero.
Pouco tempo depois a Gata Borralheira e o Príncipe casaram. Nunca houve um casamento tão magnífico! E os apaixonados viveram felizes, durante muitos e muitos anos.

 Perguntas para reflexão
  1. Como era a vida da Cinderela no início da história?
  2. Cinderela passou por uma grande transformação em sua vida. Quais foram as dificuldades que ela teve que enfrentar?
  3. Por que a Cinderela passou a ser chamada de Gata borralheira?
  4. A vida da Cinderela teve vários momentos de alegrias e também de tristeza.  Na sua opinião poderia ter sido diferente? De que maneira?
  5. Cinderela fazia todo o serviço do palácio sozinha. Você considera certo várias pessoas morarem em uma mesma casa, ou estarem em um mesmo local, porém apenas uma se responsabilizar por todos os afazeres? Por  quê?
  6. Como Cinderela se posicionou  diante tantas mudanças e dificuldade, que teve que  suportar e superar em sua vida?
  7. Na nossa vida também existem  situações boas e ruins. Como devemos nos comportar  para vivermos em equilíbrio e harmonia, evitando nos machucar e machucar nossos pares?

Sugestão de atividade
Pedir que os alunos desenhem ou escrevam sobre coisas que  os fazem felizes  e também que os deixam tristes e se quiserem e puderem compartilhar com a classe, o professor poderá organizar a sala em circulo e  proporcionar esse momento de troca.

Musica:  Enquanto houver sol – Titãs.


Dinâmica: Entregar um circulo para cada aluno desenhar  o próprio  rosto expressando como está se sentindo naquele dia. O circulo poderá ser colado no próprio caderno ou em um cartaz, essa disposição ficará a critério de cada professor, também ficará a critério do professor  a forma como vai conduzir  esta atividade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário